Chocolate terapêutico


Se você já ouviu alguém dizer que chocolate faz bem à saúde não se assuste. Quando falamos de chocolates, ou seja, aqueles com 60% ou mais de cacau, podemos afirmar que eles realmente trazem efeitos benéficos à saúde.

Para que o chocolate seja rotulado como saudável, ele deve conter em sua fórmula manteiga de cacau e não apresentar gordura trans, o que não acontece com os chocolates mais vendidos do mercado. Os chocolates brancos também não se enquadram nessa categoria, pois, além de não terem cacau, são feitos com leite, açúcar e gordura trans.

Para percebermos a diferença entre um chocolate com gorduras Trans e bem simples, basta comê-lo. O que grudar no palato da boca é feito com gordura trans, o que derreter na boca é elaborado com manteiga de cacau.

A ingestão de 30g de chocolate de boa qualidade não traz um acréscimo significativo no total de calorias e ainda rende benefícios ao organismo, devido aos ingredientes ativos (composto com atividade funcional), além de proporcionar a diminuição da compulsão. Ao contrário do que muitos pensam o chocolate não é fonte de cafeína, por ser encontrada em pequenas quantidades.

Algumas propriedades terapêuticas do cacau:

- possui proteção antioxidante contra o LDL, o “mau colesterol”;

- previne doenças cardíacas devido ao poder das catequinas e epicatequinas;

- diminui os efeitos da depressão;

- confere maior disposição pela alta concentração de fenilalanina e tirosina;

- age como aliado para indivíduos que estejam largando o vício das drogas, pois contém teobromina (chocolates amargos trazem maior efeito terapêutico).

Chocolate preto, amargo ou não, de boa qualidade - feito com manteiga de cacau e sem gordura trans - e apreciado com moderação, não faz mal. Por isso, não hesite, coma seu chocolate sem sentimento de culpa e viva feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário