Medicamentos - Fabricação e Composição

FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS

1. O que é um medicamento?
Um medicamento (também conhecido por especialidade farmacêutica) é um produto utilizado para tratar os fenómenos patológicos do homem e do animal. O medicamento pode curar (medicamentos curativos), aliviar (medicamentos paliativos) ou prevenir as doenças (medicamentos preventivos). Um medicamento pode, ainda, substituir as substâncias ou os líquidos produzidos pelo organismo ou neutralizar os germes, os parasitas ou outros agentes patogénicos.
2. O que são medicamentos genéricos?
Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca. Os medicamentos genéricos têm a mesma qualidade, eficácia e segurança mas a um preço inferior ao medicamento original (35% mais baratos do que o medicamento de referência). O medicamento genérico é mais barato porque os fabricantes de genéricos, ao produzirem medicamentos após ter terminado o período de protecção de patente dos originais, não têm os custos inerentes à investigação e descoberta de novos medicamentos. Assim, podem vender medicamentos genéricos com a mesma qualidade mas a um preço mais baixo do que o medicamento original. Os medicamentos genéricos são identificados pela Denominação Comum Internacional (DCI) das substâncias activas, seguida do nome do titular da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) ou de um nome de fantasia, da dosagem e da forma farmacêutica e da sigla «MG», inserida na embalagem exterior do medicamento.


COMPOSIÇÃO DOS MEDICAMENTOS

1. Qual é a composição dos medicamentos?
Os medicamentos são compostos por substâncias activas de excipientes.
2. O que é uma substância activa?
Também chamado de princípio activo é a substância de estrutura química definida responsável por produzir uma alteração no organismo que pode ser de origem vegetal ou animal. A investigação moderna utiliza sobretudo substâncias activas artificiais, obtidas através de síntese química, técnicas da biotecnologia ou de género genético.
3. O que é um excipiente?
Os Excipientes são as substancias que existem nos medicamentos e que completam a massa ou volume especificado. Um excipiente é uma substância inactiva usada como veículo para o princípio activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário